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LUZ DE AIRBAG ACESA
DATA:
29/11/2022
DICA:
0001
O QUE PODE CAUSAR PROBLEMAS NO AIRBAG? SE A LUZ DO AIRBAG NãO ESTá APAGANDO, ISSO PODE INDICAR UM PROBLEMA. ENTRE OS PRINCIPAIS PROBLEMAS ESTãO: CONECTOR DEFEITUOSO OU MAL PLUGADO UM PROBLEMA COMUM NESSA SITUAçãO ESTá RELACIONADO AOS CONECTORES DO AIRBAG QUE PODE ESTAR MAL ENCAIXADOS OU COM PROBLEMAS. PARA RESOLVER ISSO é PRECISO LEVAR O CARRO NA CONCESSIONARIA OU EM UM MECâNICO DE CONFIANçA. CINTA DO AIRBAG QUEBRADA A CINTA DO AIRBAG é UMA PEçA LOCALIZADA NO VOLANTE QUE POSSUI UM CONJUNTO DE FIOS QUE TRANSMITE A INFORMAçãO DO IMPACTO PARA A BOLSA DO VOLANTE INFLAR. COMO ELA é FORMADA POR FIOS MUITO FINOS, ELA PODE ACABAR QUEBRANDO, SENDO UM DOS PRINCIPAIS CAUSADORES DISSO O MOMENTO ONDE SE ESTERçA O VOLANTE COM O CARRO DESLIGADO PODE ACABAR QUEBRANDO A CINTA DO AIRBAG. FIQUE ATENTO, O PREçO DA TROCA DA CINTA DO AIRBAG NãO é BARATO GIRANDO NA CASA DE R$ 1.100,00 EM MODELOS POPULARES. COMO REALIZAR O CONSERTO? CASO O SEU CARRO ESTEJA COM ESTE PROBLEMA, NãO TENTE REALIZAR UMA VERIFICAçãO DESSE SISTEMA POR CONTA PRóPRIA, O IDEAL é SOLICITAR QUE UM PROFISSIONAL FAçA O DIAGNóSTICO. CASO SEJA IDENTIFICADO QUE O PROBLEMA ESTEJA EM ALGUMA PARTE MECâNICA, é NECESSáRIO LEVAR O VEíCULO PARA UMA OFICINA ESPECIALIZADA NO ASSUNTO AUTORIZADA PELO EXéRCITO BRASILEIRO. ISSO ACONTECE PORQUE OS AIRBAGS SãO ARTEFATOS EXPLOSIVOS E, POR CONTA DISSO, ESTãO SOB A RESPONSABILIDADE DESSE BRAçO DAS FORçAS ARMADAS DO PAíS. ASSIM, SOMENTE LOCAIS QUE TIVERAM TREINAMENTO COM AS MONTADORAS RECEBEM O AVAL PARA CUIDAR DESTES CASOS. OUTRO MéTODO PARA QUE NãO HAJA NENHUM PROBLEMA NO SISTEMA DESDE O PRINCíPIO é REALIZAR UM RECALL. ESSE PROCEDIMENTO IDENTIFICA E PREVINE FALHAS QUE POSSAM OCORRER. É PERIGOSO ANDAR COM A LUZ DO AIRBAG ACESA? SIM é PERIGOS. SE A LUZ DO AIRBAG ESTIVER ACESA, NãO DEMORE PARA CHECAR O PROBLEMA, POIS PODE SER ALGO SIMPLES DE RESOLVER, MAS QUE PODE DEIXAR SEU AIRBAG INOPERANTE. SE ISSO OCORRER SEU CARRO SERá MENOS SEGURO EM CASO DE ACIDENTE.
QUAL A FREQUÊNCIA PARA TROCAR O ÓLEO DO CARRO?
DATA:
22/11/2022
DICA:
0002
É IMPORTANTE VERIFICAR O NíVEL DO óLEO COM REGULARIDADE E UTILIZAR O LUBRIFICANTE INDICADO PELO FABRICANTE DE SEU CARRO OU SIMILAR. SãO TRêS TIPOS DE óLEOS: MINERAL, SINTéTICO OU SEMISSINTéTICO. A MISTURA NãO DEVE SER FEITA, DE FORMA A NãO PREJUDICAR O VEíCULO. SE VOCê PRECISA COMPLETAR O NíVEL DE óLEO E TEM DúVIDAS ACERCA DE QUAL óLEO ESCOLHER, SEMPRE PROCURE AJUDA PROFISSIONAL. VOCê DEVE TROCAR O óLEO DO CARRO CONFORME A QUILOMETRAGEM RODADA OU QUANDO O NíVEL DE óLEO FOR INSUFICIENTE. CADA CARRO, BASEADO NA ROTINA DO MOTORISTA, POSSUI UMA NECESSIDADE DISTINTA. MESMO CARROS COM POUCO USO DEVEM TER óLEO TROCADO. O IDEAL é VERIFICAR O NíVEL DO óLEO MENSALMENTE (OU A CADA ABASTECIMENTO): BASTA ESPERAR O MOTOR RESFRIAR E, COM O AUXíLIO DA VARETA, IDENTIFICAR SE O NíVEL ESTá ENTRE O MARCADOR MíNIMO E MáXIMO. O NíVEL MéDIO é O MAIS INDICADO, POIS UM NíVEL MUITO ALTO PODERá VAZAR E ATINGIR AS DEMAIS PARTES DO CARRO. POR OUTRO LADO, UM NíVEL MUITO BAIXO VAI CAUSAR A FALTA DE LUBRIFICAçãO. AO TROCAR TOTALMENTE O óLEO DO CARRO, LEMBRE-SE DE FAZER TAMBéM A TROCA DO FILTRO QUE, POR ACUMULAR MUITAS IMPUREZAS, OBSTRUI A PASSAGEM DO óLEO. ESSA TROCA, AINDA QUE MENOS FREQUENTE, NãO PODE DEIXAR DE EXISTIR.
REVISÃO PERIÓDICA
DATA:
22/11/2022
DICA:
0003
A REVISãO PERIóDICA DOS VEíCULOS é UMA DAS GARANTIAS DE SEGURANçA UMA VEZ QUE SEU OBJETIVO é O DIAGNóSTICO PRéVIO DE ALGUM PROBLEMA NO VEíCULO. A RECOMENDAçãO DAS MONTADORAS é QUE A REVISãO SEJA REALIZADA A CADA DEZ MIL QUILôMETROS OU A CADA SEIS MESES DE USO, O QUE VIER PRIMEIRO. UMA DICA IMPORTANTE é CONSULTAR O MANUAL DO PROPRIETáRIO – ELE TRAZ INFORMAçõES IMPORTANTES SOBRE COMO CONSERVAR MELHOR O SEU VEíCULO E A INDICAçãO DE INTERVALO PARA AS REVISõES. NO CASO DE CARROS NOVOS, AS CONCESSIONáRIAS EXIGEM AS “REVISõES OBRIGATóRIAS” PARA A MANUTENçãO DAS GARANTIAS DO MOTOR, ENTRE OUTRAS. Já PARA OS CARROS SEMINOVOS, é IMPORTANTE SABER QUAIS CUIDADOS FORAM OFERECIDOS AO VEíCULO ANTERIORMENTE E SEMPRE LEVAR O AUTOMóVEL A UM MECâNICO DE CONFIANçA. A NECESSIDADE DE REVISAR O VEíCULO A CADA SEIS MESES TAMBéM VALE PARA VEíCULOS QUE ESTãO MUITO TEMPO PARADOS NA GARAGEM. A MANUTENçãO PERIóDICA INCLUI DESDE A VERIFICAçãO DE ITENS SIMPLES COMO óLEO, ESTEPE, LIMPADOR DE PARA-BRISA, ATé OS ITENS MAIS COMPLEXOS. NO ENTANTO, CADA UM DELES TêM UM INTERVALO IDEAL PARA SER VERIFICADO. CONFIRA A SEGUIR: FREIOS: PODE INFLUENCIAR NA DIREçãO E ATé AUMENTAR A DISTâNCIA DE FRENAGEM. POR ISSO, RECOMENDA-SE A REVISãO A CADA 10 MIL QUILôMETROS DOS DISCOS DE FREIO, PASTILHAS E TAMBORES. Já O FLUIDO DO FREIO DEVE SER TROCADO ANUALMENTE. SE O SEU CARRO POSSUI ABS é PRECISO CHECAR SE O SISTEMA ELETRôNICO, COMPONENTES E SENSORES ESTãO EM FUNCIONAMENTO. PNEUS: OS PNEUS “CARECAS” SãO UM PERIGO. EXISTE ATé LEGISLAçãO PARA EVITAR QUE OS CARROS "RODEM" COM PNEUS NESTE ESTADO. POR ISSO, AS RANHURAS EXISTENTES NOS PNEUS NOVOS SãO ESSENCIAIS PARA GARANTIR SEGURANçA. VERIFIQUE SEMPRE A ALTURA DESSAS RANHURAS. ATENTE-SE à PRESENçA DE OBJETOS (PREGOS, PEDRAS, ETC) QUE PODEM REDUZIR A PRESSãO DO PNEU E MANTENHA-O SEMPRE CALIBRADO. PARA UTILIZAR A CALIBRAçãO CORRETA, UTILIZE O MANUAL DO FABRICANTE. ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO: SERVEM PARA EVITAR O DESGASTE EXCESSIVO DOS PNEUS. O IDEAL é REALIZAR A CADA 10 MIL QUILôMETROS, JUNTAMENTE COM O RODíZIO DOS PNEUS. PARA QUEM TRANSITA EM LOCAIS COM MUITOS BURACOS, COMO ESTRADAS DE TERRAS, PODE SER LEGAL REALIZAR O BALANCEAMENTO EM INTERVALOS MENORES, DEVIDO AOS GRANDES IMPACTOS SOFRIDOS PELO CARRO NESSAS ESTRADAS. ÓLEO: óLEO LUBRIFICANTE E O FILTRO DE óLEO DEVEM SER SUBSTITUíDOS DE ACORDO COM A ESPECIFICAçãO DO FABRICANTE, O QUE EM MéDIA é A CADA 10 MIL QUILôMETROS OU A CADA SEIS MESES. PARA VERIFICAR O NíVEL DE óLEO DO CARRO, BASTA PUXAR A VARETA E VER ONDE O NíVEL DO óLEO ESTá. EXISTEM DUAS MARCAS NA VARETA E O NíVEL DE óLEO IDEAL é ENTRE ESSAS DUAS MARCAS. ESTEJA SEMPRE ALERTA EM RELAçãO AOS VAZAMENTOS EMBAIXO DO CARRO E à COR DO óLEO PARA SABER SE ELE ESTá QUEIMANDO – ESTES SãO SINAIS DE QUE ALGO NãO ESTá CERTO E VOCê PRECISARá PROCURAR UM MECâNICO. DIREçãO: é PRECISO MANTER O ALINHAMENTO DA DIREçãO EM DIA. GERALMENTE, ESTE PROCEDIMENTO é REALIZADO JUNTAMENTE COM O BALANCEAMENTO E O RODíZIO DOS PNEUS. CORREIAS DO MOTOR: A MAIS “FAMOSA” DELAS é A CORREIA DENTADA, QUE DEVE SER VISTORIADA A CADA SEIS MESES. ISSO PORQUE, CASO ARREBENTE, O CARRO PODE PARAR DE ANDAR. RADIADOR: é RECOMENDADA A LIMPEZA A CADA 30 MIL QUILôMETROS, ASSIM COMO A TROCA DO ADITIVO DO RADIADOR. LâMPADAS: QUEIMOU, TROCOU! CONDUZIR COM A LâMPADA QUEIMADA Dá MULTA E PONTOS NA CARTEIRA. NO ENTANTO, A CADA 15 DIAS DEVEM SER VERIFICADAS AS LANTERNAS E PISCAS. EVITAR GASTOS INESPERADOS UM VEíCULO QUE NãO RECEBE A MANUTENçãO PERIóDICA PODE TER O SEU TEMPO DE VIDA E SEU VALOR DIMINUíDO CONSIDERAVELMENTE. ALéM DISSO, DIVERSOS PROBLEMAS MAIS SéRIOS PODEM SER IDENTIFICADOS ANTES QUE COMPROMETAM OUTRAS áREAS DO MOTOR, DA PARTE ELéTRICA OU MECâNICA. A REVISãO EM DIA TAMBéM AJUDA NA ECONOMIA DO COMBUSTíVEL, OU SEJA, A PRáTICA DE MANTER O CARRO SEMPRE BEM CONSERVADO PREVINE GASTOS MAIS ELEVADOS.
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